Home
 


Papa Francisco está entre finalistas de Prêmio Nobel pelo terceiro ano seguido

O Papa Francisco, pela terceira vez consecutiva, figura entre os 20 prováveis ganhadores do Prêmio Nobel da Paz 2015.
O Pontífice está entre as 273 candidaturas propostas por várias organizações argentinas e internacionais, informou o Instituto Nobel de Oslo.
O Papa se converteu em uma das figuras mais fortes quando da mediação e pacificação de conflitos. Uma das últimas, entre Estados Unidos e Cuba, levou ao restabelecimento de relações diplomáticas após mais de 50 anos de ruptura.
O Comitê organizador informou em seu site que recebeu 273 candidaturas para o Prêmio Nobel deste ano, das quais 68 são organizações e 205 personalidades, entre as quais, o Papa Francisco, que desde que foi eleito em 2013, sempre foi indicado para o Prêmio.
O ganhador, entre os 20 nomes, será conhecido em 9 de outubro próximo. A entrega do Prêmio está prevista para dois meses mais tarde, em cerimônia realizada em Oslo.
O Prêmio é atribuído à pessoa que “mais ou melhor tenha trabalhado em favor da fraternidade entre as nações, a abolição ou redução dos exércitos existentes e a celebração e promoção dos processos de paz”. Desde que foi instituído por Alfred Nobel em 1895, nenhum Papa recebeu a distinção.

RCR/RV