Santuário São Judas Tadeu
 

 

GRUPOS DE TRABALHO

O QUE É PASTORAL?

A palavra "pastoral" deriva de pastor. Seu significado está estreitamente ligado à alegoria do "Bom Pastor", no Quarto Evangelho: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10,10).

Sendo a igreja como prolongamento de Cristo no tempo e no espaço, pode-se dizer: pastoral é toda atividade da Igreja como Igreja. É a própria vida da Igreja quando age e se manifesta em cada situação do mundo atual, edificando-se a si mesma. Fazer pastoral é continuar a missão de Jesus. É serviço, ação, trabalho desenvolvido a favor da vida. É ação organizada da Igreja para atender uma determinada situação, uma realidade específica. A pastoral é o agir da IGREJA no mundo! Similar a ação dos pastores, tem como intenção coordenar, “animar”, de “defender” e “alimentar” a evangelização.

O pastor nunca age sozinho, mas em unidade com a Igreja de Cristo; “na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A pastoral é essencialmente comunitária. É toda a Igreja, hierarquia e leigos, que é responsável pela pastoral. Cada um, porém, conforme seus dons e carismas, isto é, na medida que participa de Cristo-pastor.

O objeto da pastoral é todo homem e mulher no seu todo(a), isto é, corpo, alma e espírito, que deve ser salvo. Quanto à mensagem a comunicar, refere-se ao Cristo vivo, real, concreto (não apenas uma noção abstrata), o Cristo que é, ao mesmo tempo, doutrina e vida da Igreja, o qual forma uma só unidade com a sua Igreja, o Cristo total, seu Corpo Místico. Portanto, não pode haver “dicotomia” entre doutrina e vida de Igreja.

A Santuário conta atualmente com pastorais e movimentos, permitindo a convivência harmônica de diversas espiritualidades, sem privilegiar nenhuma delas, respeitando assim as individualidades que convivem no mesmo espaço. São eles:

DIMENSÃO CATEQUÉTICA

Objetivo: Incentivar uma catequese que seja verdadeiramente um processo de iniciação, de crescimento e de maturidade na Fé. Criar uma catequese que seja efetivamente um princípio orientador dos outros processos catequéticos, dando continuidade à Educação da Fé, considerando a Catequese como uma necessidade urgente para as pessoas e comunidades Cristãs, a gerarem Vida em Abundância a todos.

BATISMO

Objetivo: Conscientizar os cristãos de que o Batismo nos une a Cristo Ressuscitado. Ele constitui a entrada e o engajamento na família de Deus que é a Igreja, como filhos do mesmo Pai e Irmãos entre si; mostrar que viver como batizado é viver concretamente numa comunidade de Igreja, sendo fermento na transformação do mundo.

CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA

Objetivo: Aprofundar o conhecimento da fé e fortalecer a vida cristã, num processo progressivo e permanente de educação pessoal, comunitária e social, em vista da formação de comunidade fraterna e de pessoas comprometidas com a construção do Reino.

PERSEVERANÇA

Objetivo: Incentivar os adolescentes a continuarem sua caminhada de Igreja e de comunidade através de sua participação sistemática nos encontros de perseverança, aprofundando cada vez mais seu conhecimento de fé e fortalecendo sua vida cristã.

CRISMA

Objetivo: Preparar os jovens para um maior engajamento na comunidade eclesial, resgatando o espírito missionário, infundido em cada Batizado.

CATEQUESE DE ADULTOS

Objetivo: Ver e/ou rever os pontos fundamentais da fé cristã e católica estimulando a vivência plena e consciente do compromisso cristão: testemunho de vida e participação na comunidade de Igreja e fora dela.

DIMENSÃO MISSIONÁRIA

Objetivo: Evangelizar, ser luz, sal e fermento, formar comunidade de pessoas que estejam a serviço da vida e da esperança.

PASTORAL DA ACOLHIDA

Não só acolher as pessoas que vem para às missas, mas estar atento a qualquer necessidade que um paroquiano venha precisar.

COMUNICAÇÃO:
Informativo São Judas Tadeu/Rádio/Site

Comunicação nada mais é do que a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas ou grupos. Comunicar é o ato de dividir, repartir, conversar, revelar.

DÍZIMO

Objetivo: Despertar e comprometer a comunidade a uma atitud de gratidão a Deus através da contribuição mensal e sistemática do dízimo que é empregado em suas três dimensões: Religiosa, Social e Missionária. "Nenhuma forma de captação de recursos é mais rica e mais conseqüente que o dízimo. Dízimo é expressão de fé! Dízimo é semente de prosperidade!"

CURSO BÍBLICO

Ajuda na formação espiritual da comunidade, na experiência de Deus através da PALAVRA.

PROPAMI

Projeto pastoral missionário cujo objetivo é ajudar o povo à compreensão da sua vocação cristã

Equipe Missionária

Equipe responsável de ajudar a organizar os trabalhos missionários que acontecem em nossas comunidades.

DIMENSÃO MATRIMONIAL

Objetivo: Valorizar a família e convocá-la a viver conforme os planos de amor de Deus Pai e a ser sinal desse amor no mundo em que vive.

CURSO DE NOIVOS

Objetivo: Através do Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial procura sensibilizar os noivos para optarem livremente pelo sacramento do matrimônio, ajudando os casais a entenderem o verdadeiro significado do amor conjugal cristão.

CERIMONIAL

Objetivo: Preocupa-se com os noivos no dia da cerimônia do casamento na Igreja.

PASTORAL FAMILIAR

Objetivo: Encontros com rezas, reflexões e palestras, levando vida e esperança às pessoas.

JUVENTUDE TEATINA

DIMENSÃO SOCIAL

Objetivo: Participar ativamente do desenvolvimento da sociedade e resgatar a dignidade da pessoa humana.

VICENTINOS

Objetivo: Atender as famílias necessitadas da comunidade em situação emergencial, dando assistência por meio das cestas básica entregue mensalmente.

PASTORAL DA SAÚDE

Visita os doentes e pessoas idosas que não podem participar das missas.

Equipe de festa/bazar São Judas Tadeu

Objetivo: Participar da vida da Igreja como apoio para ajudar a angariar fundos para os trabalhos de evangelização.

Coordenador de Obras

Objetivo: ajuda a formular e desenvolver planos e meios pelos quais se dê a todos os paroquianos alguma oportunidade de fazer uma parte na obra de Deus.

DIMENSÃO LITÚRGICA

Objetivo: Viver em comunidade o mistério de Cristo, a partir dos acontecimentos da vida, visando transforma-los em fraternidade cristã e solidária, incentivando e orientando a vida litúrgica da comunidade.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Objetivo: Dinamizar a vocação sólida dos associados, cooperando na espiritualidade do santuário, participando na liturgia, incentivando a consagração das famílias ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

LEGIÃO DE MARIA

Objetivo: glorificar à Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja e para tanto está presente em todas as pastorais e no que diz respeito à evangelização.

PASTORAL DO CANTO

Objetivo: Animar as diversas celebrações e encontros, trabalhando em conjunto com o responsável pela Liturgia do dia, para entrarem em sintonia com a Celebração.

COROINHAS

Objetivo: Despertar nas crianças e adolescentes o sentimento de que são capazes de prestar serviços a Igreja sendo uma fonte a mais de vocações; ajudar o sacerdote no altar.

GRUPO DO TERÇO/ TERÇO DOS HOMENS/GRUPO DAS MULHERES

Objetivo: Animada pela fé, tem como meta principal, inspirar-se no modelo de vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e propagar a devoção a São Judas Tadeu.

GRUPO DE ORAÇÃO

Objetivo: Incentivar momentos de Oração, louvor e refletir a Palavra de Deus, inspirados na espiritualidade cristã.

GRUPO SÃO CAETANO

Todo dia 7 de cada mês a Missa de São Caetano, Pai da Providência, onde são distribuídos pães que nos fazem acreditar na providência e a viver cada dia como único. Reunem-se para rezar o terço devocional à Nossa Senhora da Pureza.

MINISTROS

Objetivo: Auxiliar o sacerdote no altar, visitar os doentes e levar a comunhão para as pessoas idosas e doentes que não podem participar da missa.

Cordenadores

COMUNIDADE SENHOR BOM JESUS

Coordenador: Ricardo

NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Pastoral da Catequese Ana Maria
Pastoral dos Ministros Toninho
Pastoral dos Coroinhas Maria José
Pastoral da liturgia Magali Braga
Pastoral da Música Karina Galhardo
Pastoral do Dizimo Júlio
Equipe de Limpeza Ana Cleide
Pastoral da Acolhida Maria de Lurdes
Pastoral do Batismo Natalino e Silvia
Grupo do Apostolado da Oração Adélia Bernardes
Grupo do Terço Adélia Bernardes
Grupo São Caetano- Amélia de Souza
Grupo de Oração Tatiane Cristina
Vicentinos Maria José
Legião de Maria Márcia Aparecida
Equipe de Festa - Érika e André Benedito
Vice-Coordenador Equipe de Festa Natalino e Silvia

Conselho Administrativo Comunitário CAPELA

Coordenador: Érika e André Benedito

Tesoureiro (a): Alemão

Secretária: Márcia Aparecida

GRUPOS DE TRABALHO

SÃO JUDAS TADEU

Apostolado da Oração - Maria Fusco
Pastoral do Batismo Marli Fusco
Pastoral da Catequese Regina
Vicentinos João Carlos
Pastoral dos Coroinhas Rosana
Grupo de Oração Maria Fusco
Pastoral dos Ministros Soninha
Pastoral da Acolhida Benedito e Eva
Pastoral da Música Ana Paula
Pastoral do Dízimo Expedito
Pastoral dos Jovens Bruno
Equipe de Cerimonial Expedito
Pastoral Familiar Valdir e Edilene
Pastoral da Liturgia Rosana
Grupo São Caetano Sandra
Legião de Maria Adolfina
Pastoral da Saúde Neide
Curso Bíblico Terezinha
Informativo São Judas Tadeu Cida
Equipe de Festa - Francisco Ramires
Bazar São Judas Tadeu Denise
Coordenador de Obra Antonio Rangel
PROPAMI - Tatiane Cristina

São Judas Tadeu – Matriz
Conselho Administrativo Paroquial
Coordenador: Pe. Alcides Célio J. da Silva, CR
Tesoureira / Secretária: Josefa
Auxiliares: João Carlos e Valério